As avaliações de desempenho (feedbacks) não devem ser uma conversa de mão única. Além de saber o que o gestor pensa sobre o seu trabalho, o profissional pode aproveitar o momento de forma mais produtiva.
A reunião pode ser a hora de iniciar, por exemplo, o planejamento da carreira e a definição das metas do funcionário no futuro.
Segundo Jacob Shriar, da revista digital Real Business, o gestor quer que conversar como empregado e ouvir ideias e posicionamentos.
É importante lembrar que os empregados são parte do time, e o que a empresa espera é o crescimento e o desenvolvimento de todos.
Veja 7 coisas que você pode dizer ao chefe na hora do feedback:
1) O que você quer parar (ou começar) a fazer
O ambiente é propício para críticas, por isso certas posições serão melhor recebidas. Como o chefe vai falar o que ele quer ou não, o profissional também pode se sentir livre para fazer o mesmo. A atitude passa a impressão de proatividade.
2) Quais são os seus objetivos
Empregadores gostam de ver seus funcionários se esforçando para alcançar um objetivo e crescendo profissionalmente. Os líderes inteligentes entendem que um empregado que está crescendo será mais engajado e produtivo, o que representa um ganho para a empresa.
É importante que o profissional defina metas pessoais a serem alcançadas. O chefe pode ajudar a definir um ponto de referência para que o funcionário veja se está perto ou longe das suas metas na próxima reunião de avaliação.
3) Você está feliz?
Esta é provavelmente a coisa mais importante a dizer ao chefe, caso ele não pergunte. A felicidade do empregado está diretamente relacionada ao envolvimento do funcionários com a empresa, e um líder inteligente deve questionar isso.
4) Coisas que você quer aprender
Diga ao gestor novas habilidades que você quer ter ou coisas novas que quer aprender. É possível que a empresa possa ajudar por meio de cursos subsidiados ou oferecendo tempo para a busca dessas coisas.
Líderes inteligentes devem entender que o crescimento pessoal e profissional é importante, e se, por exemplo, o funcionário quiser aprender a tocar guitarra, a empresa deve ajudar e incentivá-lo a fazer isso. Líderes devem saber que, quando o profissional está feliz em sua vida pessoal, isso passa para a profissional.
5) Qual é o futuro da empresa e qual o seu papel
Essa pergunta deveria ser feita em todos os feedbacks, porque o funcionário pode conhecer como o empregador vê o futuro da empresa a longo prazo.
O empregado também pode explicar em qual posição gostaria de estar no futuro. Isso mostra que ele deseja crescer e que tem uma visão de longo prazo, assim como a empresa.
6) Inovações que você gostaria de tentar
O feedback é um bom momento para refletir como processos e projetos atuais podem ser otimizados. Assim, se o funcionário tiver uma ferramenta ou uma ideia nova, essa é a hora de falar com o chefe.
7) Obter informações
O ideal é usar essa oportunidade para obter o maior número de informações possíveis com o gestor. Os profissionais que realmente desejam crescer devem estar abertos e aceitar críticas.