Tire dúvidas sobre estratégias de estudo para concursos públicos

Especialista ainda fala sobre prazo previsto para aprovação

Concurseiros | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

"Tenho 17 anos e estou estudando para concurso há 6 meses, por 5 a 6 horas por dia. Nunca fiz cursinho preparatório, somente estudo por meio de vídeo-aulas em casa e na biblioteca. Gostaria de saber qual é o tempo aproximado para eu passar em um concurso com essa carga horaria de estudos", pergunta o internauta Belchior.

"As vídeo-aulas, se forem de qualidade, são equiparadas a um curso preparatório", diz Lia. Ela ressalta que se o internauta estiver estudando com método e planejamento, o prazo razoável para ser aprovado em um concurso de nível médio será de 1 ano.

A especialista reitera que o prazo de aprovação depende da área de concurso que o internauta está buscando. Ainda deve ser levado em consideração se existem muitas oportunidades na área ou não. "As reprovações também preparam o candidato para ser bem sucedido", diz Lia.

Ela indica a leitura da coluna com os principais passos para uma boa preparação. "Eu sugiro que você leia e verifique se há algo que possa ser corrigido ou melhorado na sua forma de estudar para aumentar o rendimento."

A especialista lembra que é necessário ter completado 18 anos para poder assumir o cargo.

Planejamento

O internauta Renan Bezerra vai fazer o concurso para agente da Polícia Civil em 2014. "Até lá pensei em usar uma rotina de estudos de um mês para cada matéria que será exigida no concurso, Será que eu teria um desenvolvimento bom?", questiona.

Apesar de não saber em qual estado o internauta está, Lia lembra que a Polícia Civil costuma cobrar as disciplinas de português, direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal e leis extravagantes. Raciocínio lógico e informática também podem fazer parte do programa.

A especialista ressalta que se ele estudar uma disciplina por mês, vai conseguir avançar, mas vai levar cerca de 6 meses para voltar a disciplina. "O problema é que o conhecimento novo, que você acabou de aprender, é facilmente esquecido", diz.

Lia propõe que o internauta distribua as disciplinas na semana ou a cada quinzena, para que ele não fique muito tempo sem ver cada uma delas. "Para isso é preciso fazer um planejamento para definir o que vai estudar a cada dia." Ela sugere que o internauta veja a coluna sobre como fazer um planejamento de estudos.

Teoria ou provas anteriores?

"Gostaria de saber se é mais produtivo dar mais ênfase ao estudo do conteúdo teórico das matérias ou responder às questões de concursos anteriores, deixando para consultar a doutrina somente em caso de dúvida", pergunta o internauta Guilherme Santos.

"Eu considero importante estudar com uma certa ordem para ter condições de compreender bem o encadeamento da matéria. Ainda mais que é muito comum o candidato precisar estudar disciplinas que nunca viu antes", diz Lia.

Ela afirma que se o candidato for das provas para a teoria, a consulta fica muito aleatória e pode resultar em um conhecimento fragmentado. De acordo com a especialista, a resolução de provas de concursos anteriores é muito importante e serve para refinar o foco e nível de profundidade do estudo. "Mas isso é a etapa final, após o estudo da teoria, e sedimentação do conhecimento por meio de exercícios e elaboração de fichas-resumo."

"Estou iniciando meus estudos por meio de livros e vídeo-aula, mas fico com dúvida sobre o que fazer primeiro: ver as aulas ou estudar pelo livro, e como fazer a distribuição das aulas? Devo ver a aula da mesma matéria que estudei ou de outro assunto?", questiona a internauta Kaline Sousa.

Lia explica que as vídeo-aulas funcionam como um curso presencial. "Eu sugiro que você primeiro assista à aula da matéria, porque a explicação do professor deve deixar o assunto mais fácil de ser compreendido", diz.

Depois, o estudo pode ser complementado com o material do livro. A especialista indica a leitura da teoria e resolução exercícios sobre aquele assunto, sempre com consulta.

"Distribua as matérias pela semana ou quinzena, para avançar com todas ao mesmo tempo, tanto nas aulas quanto no estudo", completa Lia.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES