Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul abre 159 vagas para cartórios

Remuneração varia de acordo com os serviços prestados

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul abriu concurso público para 159 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do estado. São 106 vagas para provimento e 53 para remoção. Do total das vagas, 5% são reservadas para deficientes. A remuneração varia de acordo com os serviços prestados.

O candidato deve ter diploma de bacharel em direito ou ter exercido função em serviço notarial ou de registro por 10 anos no caso do provimento. No caso de inscrição pelo critério de remoção, o candidato deve ter exercido, por mais de 2 anos, a titularidade de atividade notarial ou de registro.

As inscrições devem ser feitas de 11 de abril a 10 de maio por meio dos sites www.tjrs.jus.br ou www.cartorio.tjrs.ieses.org. O valor da taxa de inscrição é de R$ 160.

Durante o processo seletivo serão realizadas, com caráter eliminatório, a prova da fase inicial (prova objetiva de seleção) e, com caráter eliminatório e classificatório, as provas da fase intermediária (prova escrita e prática e prova oral). A prova de títulos terá caráter classificatório.

Serão realizados, com caráter eliminatório, sindicância sobre a vida pregressa do candidato e exames de sanidade física e psiquiátrica e de aptidão psicológica. A comissão de concurso poderá realizar entrevistas com os candidatos, sem caráter eliminatório, levando em consideração o resultado da sindicância e dos referidos exames. Nessa hipótese, o não-comparecimento injustificado à entrevista acarretará o cancelamento da inscrição do candidato, com sua exclusão.

As provas versarão sobre as seguintes disciplinas e matérias: registros públicos, direito notarial e protesto de títulos, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, direito empresarial/comercial, conhecimentos gerais e língua portuguesa. O domínio da língua portuguesa será avaliado em todas as fases e provas do concurso, exceto na prova objetiva de seleção.

Todas as provas serão aplicadas na cidade de Porto Alegre.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES