A agência reguladora norte-americana (FDA, sigla em inglês) autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nos Estados Unidos. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (29). Agora, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos EUA, precisa dar seu aval e estabelecer os protocolos desta futura etapa de vacinação.
Espera-se que a vacina já comece a ser aplicada no mês de novembro. Nos Estados Unidos, 28 milhões de pessoas estão na faixa etária entre 5 e 11 anos e devem ser contempladas com o imunizante.
Eficácia comprovada
Há uma semana, na sexta-feira (22), a Pfizer informou que sua vacina contra a Covid-19 é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos depois de ter realizado um estudo com 2.268 crianças que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo. Cada dose foi um terço da quantidade administrada a adolescentes e adultos. Esta é a dose prevista para ser aplicada nas crianças quando iniciar a campanha para esse público-alvo.
Segundo os pesquisadores, 16 crianças que receberam o placebo foram infectadas com Covid-19, em comparação com três que receberam o imunizante.
No Brasil
O comitê da FDA disse na última quarta-feira (27) que também entrará com um pedido de autorização na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a vacina contra a Covid-19 possa ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos no Brasil. A previsão da farmacêutica é que o pedido seja feito no mês de novembro.
Com informações do G1