AstraZeneca: quais as reações e os efeitos colaterais entre vacinados? - Se eu já tive trombose antes, tenho maior risco de ter depois da vacina?

Anvisa alerta contra uso exagerado do paracetamol para alívio de dores e febre após a vacinação. - Se eu já tive trombose antes, tenho maior risco de ter depois da vacina?

Slide 6 de 8

Se eu já tive trombose antes, tenho maior risco de ter depois da vacina?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Até onde se sabe, não. Isso porque os mecanismos por trás de uma trombose "normal" e de uma trombose pós-vacina são diferentes, explica a hematologista Menaka Pai, professora associada de medicina na McMaster University, na província de Ontário, no Canadá, e especialista em trombose na Hamilton Health Sciences.

Os coágulos "normais – que aparecem depois de um parto, de uma cirurgia ou que vêm de histórico familiar – têm a ver com fatores de coagulação. Já os coágulos que aparecem depois de uma vacina têm a ver com o sistema imune. Há apenas uma exceção – que é a trombose induzida por heparina (veja mais na pergunta 8).

A trombose que ocorre pós-vacina chama-se VITT: sigla em inglês para trombocitopenia trombótica imune induzida por vacina ("vaccine-induced immune thrombotic thrombocytopenia").

"Com a VITT, o que acontece é que você recebe uma vacina – AstraZeneca ou J&J – e, cerca de 4 a 28 dias depois, o corpo pode começar a produzir anticorpos que atacam as plaquetas do próprio corpo. (...) E essas plaquetas ativadas começam a causar coágulos sanguíneos em muitas áreas diferentes", explica Menaka Pai, que integra o grupo de especialistas que guiam a resposta científica da província de Ontário.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES