Subiu para 18 os profissionais de enfermagem do Piauí que já foram infectados pelo coronavírus, segundo informações do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI). Ainda segundo dados, foram registrados 34 casos suspeitos.
Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), já são mais de 4 mil casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 entre os profissionais de Enfermagem no Brasil.
De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, durante a realização de diversas fiscalizações em estabelecimentos de saúde públicos e privados de Teresina, Miguel Alves, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato, foi possível constatar que, além do estoque baixo de Equipamentos de Proteção Individual, falta capacitação e treinamento dos profissionais de Enfermagem em relação ao uso adequados destes EPIs e ao fluxo de atendimento nestas unidades de saúde.
“Pacientes com suspeita de contaminação pela Covid-19 devem passar por uma triagem para verificar a existência de sintomas respiratórios. Além disso, os estabelecimentos de saúde precisam oferecer fluxo exclusivo para estes pacientes. Estes espaços precisam estar sinalizados de forma clara para que profissionais de saúde e pacientes saibam por onde devem circular. A maioria das instituições não possuem este fluxo de atendimento bem definido”, explica Tatiana Melo.
A presidente do Coren-PI também alerta ainda que, se o número de pacientes diagnósticos com a Covid-19 aumentar rapidamente, não haverá profissionais de Enfermagem capacitados suficientes para prestar assistência. “É fundamental que a população também faça a sua parte, respeitando as medidas de isolamento social e de higiene. Dessa forma, poderemos controlar o avanço do vírus no nosso Estado e oferecer toda assistência necessária à população”, conclui.