Barreiras Sanitárias reforçam enfrentamento a pandemia no Piauí

Equipes buscam identificar possíveis casos de Covid-19, promovendo tratamento precoce e evitando a disseminação do vírus.

Bairreiras | Divulgação/Sesapi
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ampliando o enfrentamento a pandemia da Covid-19, as equipes do Programa Busca Ativa estão reforçando as Barreiras sanitárias pelo estado do Piauí neste período. A ação conta com o trabalho conjunto da vigilância sanitária e visa combater a disseminação do vírus com o trânsito de pessoas entre municípios. 

As equipes do Busca Ativa estão atuando em barreiras sanitárias montadas na rodoviária de Teresina; rodoviária de Parnaíba; Cajueiro da Praia; Barra Grande e Luis Correia. Os locais foram escolhidos devido ao fluxo de pessoas que geralmente transitam por esses destinos durante esse período. 

A ação tem a capacidade de identificar precocemente possíveis casos da doença, permitindo dessa forma que aconteça um tratamento precoce para cada situação, além de evitar o contagio de outras pessoas, reduzindo dessa forma o surgimento de novos casos e o impacto que eles teriam na rede estadual de saúde. 

“Essas ações são essenciais nesse momento, tivemos a suspensão das festividades de carnaval por decreto mas ainda precisamos ficar atentos para situações que possa gerar uma disseminação de casos. A vacina já esta entre nós, mas é preciso manter todos os cuidados e medidas de higiene que vinham sendo reforçado até agora, não podemos dar trégua para o vírus e precisamos da colaboração da população, para que junto possamos vencer essa batalha”, destacou o secretário de estado da saúde Florentino Neto. 

Dília Falcão é gerente de atenção básica da Sesapi e coordenadora do programa Busca Ativa, ela destaca que as ações são essenciais para ajudar a controlar a pandemia no estado e evitar o aumento de casos. “Nossas equipes estão atuando nas barreiras e precisamos que a população colabore com nosso trabalho. Sigam as medidas higiênicas, respeitem o distanciamento social e evitem aglomerações, tudo isso ajuda o estado como um todo no enfrentamento a pandemia”.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES