O Ministério da Saúde divulgou hoje 1.127 novos registros de óbitos por covid-19 desde ontem e ultrapassou 278 mil óbitos pela doença — o país soma 278.229 vítimas. Os dados divulgados aos finais de semana costumam ser mais baixos. Foram notificadas, desde ontem, 43.812 novas infecções, somando 11.483.370 casos confirmados da doença no país.
Na quarta-feira (10), a pasta registrou pela primeira vez mais de 2.000 mortes por coronavírus confirmadas em um único dia. A data também marcou o recorde de óbitos contabilizados pelo governo federal em 24 horas (2.286 vítimas).
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.