E foram as crianças de 5 anos as que mais vieram a óbito em razão do novo coronavírus. Exatamente a faixa etária que teve vacinação aprovada pela Anvisa. Foram 77 mortes por SRAG, 30 por causas indeterminadas e 57 mortes súbitas.
Números
Foi exatamente o número de óbitos para esta faixa etária registrados pelos Cartórios de Registro Civil brasileiros. O período de observação foi de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022.
O levantamento mostra ainda que as crianças mais afetadas pela doença foram aquelas de cinco anos, com 65 mortes registradas, seguida pelas que tinham seis anos, com 47 registros, pelas de sete e pelas de 11 anos, ambas com 46 falecimentos registrados.
Situação
Crianças de 10 anos totalizaram 43 óbitos, as de nove, 40, e as de oito, 37 mortes. Foram 162 falecimentos de crianças do sexo masculino e do sexo feminino.
Os dados contabilizados fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 Cartórios brasileiros -, e que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), retrata ainda que esta faixa etária registrou 77 mortes em razão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 30 por causas indeterminadas e 57 por morte súbita.