Cinco pacientes que foram transferidos de Manaus para Teresina tiveram alta, nesta quinta-feira (21), após tratamento contra a Covid-19 no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI). Agora, eles ficam hospedados em um hotel e embarcam de volta para a capital amazonense nesta sexta-feira (22). Os pacientes chegaram a Teresina no dia 15 de janeiro vindos de Manaus (AM), que vivia um colapso na saúde por falta de oxigênio para pacientes com Covid-19.
Segundo informações do hospital, nenhum dos cinco pacientes que tiveram alta chegou a ser intubado e todos receberam o tratamento de corticóide e oxigenoterapia, baseado em um estudo publicado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.
São eles: Danilo Moura de Araújo, Leonardo Rafael Perez Cova, Francinete Binda Dutra, Jakeline Silva e Daniela Pereira.
O HU ainda informa que as passagens para a locomoção já foram emitidas, saindo de Teresina às 15:55hs e chegando em Manaus à 00:25h. Os pacientes terão um acompanhante como suporte do grupo.
LEIA MAIS:
Pacientes de Manaus com Covid-19 desembarcam em Teresina; vídeos
Pacientes de Manaus do HU falam com familiares através da telemedicina
O gerente de atenção à Saúde do Hospital Universitário, Maurício Giraldi, informou que os pacientes que receberam alta na manhã de quinta-feira responderam bem ao tratamento em um tempo considerado adequado, acrescentando que alguns dos pacientes chegaram a ter até 70% do pulmão comprometido.
"Os mais graves têm esse comprometimento maior por isso foram levados para a UTI. A evolução foi dentro do tempo esperado. Realmente esses pacientes quando respondem à medicação esse é realmente o período", falou Maurício Giraldi.
Os quatro pacientes de Manaus que ainda permanecem internados também evoluem bem e devem receber alta nos próximos dias. "Estão bem e já devem ir para a enfermaria", falou Ele disse que o hospital está preparado para receber pacientes de outros estados, caso ainda haja necessidade.
"Não fomos acionados, mas estamos preparados. Há a sinalização de que fiquemos preparados, caso haja necessidade. Do mesmo jeito que a gente respondeu com essa estrutura em menos de seis horas, estamos prontos" falou Maurício Giraldi.
Colapso em Manaus
Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio. Além de receber os nove pacientes, Teresina enviou cilindros de oxigênio para Manaus
Segundo o Governo do Amazonas, o número de internações por Covid em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. Em abril do ano passado, foram internados 2.128 pacientes com Covid. As hospitalizações de janeiro também já haviam superado o mês de maio, que passou a ser o terceiro mês com mais internados (1.926).