Com 217 mil infectados, Covid já atinge 25% da população de Teresina

Nova rodada da pesquisa sorológica feita pela Prefeitura de Teresina foi divulgada nesta quinta-feira, 16 de julho

Com 217 mil infectados, Covid já atinge 25% da população de Teresina | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em videoconferência na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, o prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou os dados da 13ª rodada da pesquisa sorológica, feita entre os dias 11 e 13 de julho em Teresina. O levantamento mostra um crescimento de 39% no contágio na cidade, alcançando a marca de 217.673 contaminados, o que representa 25,11%. Ou seja, a cada 4 teresinenses,  1 já foi infectado pelo Sars-Cov-2.

“A quantidade de casos positivos, o percentual 25,11%, com 217.673 positivados; se olharmos para os casos oficiais confirmados nos dá uma taxa de subnotificação de 21 vezes; a cada caso confirmado temos outros 20 que não são testados/confirmados.   A subnotificação continua sendo relevante”, disse.

A taxa de transmissibilidade, denominada R0, também voltou a crescer, atingindo 1,14. Na rodada anterior o índice havia ficado pela primeira vez abaixo de 1. O indicativo acendeu  o sinal amarelo em relação ao processo de reabertura.  “Nessa segunda semana de julho voltou até um crescimento significativo, 39%, esse número causou uma preocupação de início.  Já fica essa dúvida e ela tem que ser observada na próxima semana, se esse aumento é em detrimento do que aconteceu semana passada, ou se foi uma correção de rota. Acende um sinal amarelo quanto a reabertura”, constatou.

Um indicador positivo, porém, é que a maioria dos positivados em Teresina já adquiriu anticorpos. “A quantidade de pessoas já imunes pode ser uma barreira para a progressão. A imensa maioria, a rigor, já está com o IGG desenvolvido plenamente ou sendo desenvolvido. Ao longo do tempo o IGM é constante e vem caindo, o que mostra  uma tendência oposta, cresceu a quantidade de positivos, mas dentro dos positivados cresceu substancialmente os que já estão imunes”, comentou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES