O Brasil bateu um novo recorde neste sábado (27) na média móvel de mortes por Covid-19: o número chegou a 2.548, maior 39% em comparação ao cálculo de duas semanas atrás. O país registrou 3.368 óbitos nas últimas 24h, o maior número em um fim de semana, e totaliza 310.694 vidas perdidas para o novo coronavírus. Este é o segundo dia com mais mortes notificadas em 24h, atrás apenas de sexta-feira, quando foram registrados 3.600 óbitos.
Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.
Os números deste sábado ainda são reflexo do represamento de dados causado pelas mudanças feitas no sistema de notificação de óbitos pelo Ministério da Saúde nesta semana. A pasta passou a pedir mais dados das vítimas, como CPF, número do cartão SUS, nacionalidade e se tomou ou não vacina contra a Covid. Mas voltou atrás. As alterações constantes causaram instabilidade e lentidão na plataforma.