O ex-secretário Washington Bonfim detalhou em videoconferência na sexta-feira, 03 de julho, que a Prefeitura ainda não tem condições de apontar o que irá abrir nas próximas fases da flexibilização, que terá início na segunda-feira, 06 de julho.
Quanto aos shoppings e comércio no Centro da capital piauiense, o coordenador do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, sinalizou que a Prefeitura irá se debruçar sobre esse planejamento.
“Se me perguntarem sobre atividades nas novas fases, não temos condições ainda, pois não estão definidas as fases 2,3 e 4 neste momento. Essas atividades (liberadas na primeira fase) nenhuma tem grande aglomeração no Centro, estamos debruçados sobre a questão do Centro e Shoppping e quando retornarem, essa autorização vai se dá com medidas para evitar aglomerações em praças.
LEIA MAIS: Decreto regulamenta 1ª fase da retomada da economia em Teresina
LEIA MAIS: Teresina terá medidas de isolamento mais rígidas no final de semana
LEIA MAIS: Serviços terão restrição de dia e horário na volta em Teresina; veja!
LEIA MAIS: Retomada terá 11 mil pessoas circulando nos ônibus de Teresina
No que se relaciona ao cumprimento das medidas de isolamento neste final de semana, o secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé, reafirmou que é um trabalho conjunto, constituído em um pacto entre os Poderes e demais atores envolvidos na retomada econômica. “Esse plano que foi apresentado de medidas mais duras de isolamento, foi apresentada pelo prefeito numa reunião onde estava o governador, MP, representantes dos trabalhadores, empresários e foi um grande pacto, inclusive na fiscalização. No final de semana passada tivemos que fechar infelizmente mais de 160 estabelecimentos”, disse.
Comércio no centro e shoppings ainda não tem previsão de volta em Teresina (Foto: Fernando Frazão/AGÊNCIA BRASIL)
Por sua vez, Bonfim reiterou o indicativo, mostrando que a Prefeitura tem atuado com afinco para fiscalizar qualquer descumprimento do decreto, enaltecendo a importância da população participar do processo realizando denúncias.
“Nossa Vigilância vem trabalhando durante todo esse período com a fiscalização dos setores, isso deve permanecer, já se vinha trabalhando com sanções e multas, e este trabalho vai ser refinado. É muito importante dizer que nenhum Poder Público no mundo é capaz de fiscalizar todos os estabelecimentos, temos mais de 20 mil registrados em Teresina, então a fiscalização é impossível para o Poder Público, e vamos precisar muita da população”, comentou.