Coronavírus: NY registra o menor número de mortes em duas semanas

A desaceleração do número de óbitos é mais um sinal de um progresso contínuo no combate à doença no estado

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O estado de Nova York, epicentro da pandemia de Covid-19 nos EUA, registrou 540 mortes nas últimas 24 horas, 90 a menos que no dia anterior e o menor número diário desde o dia 1o de abril. A desaceleração do número de óbitos é mais um sinal de um progresso contínuo no combate à doença no estado, onde mais de 13 mil pessoas morreram e os casos passam de 225 mil. 

Na sexta-feira, mais de 2 mil pessoas foram internadas no estado, elevando o número total para 16.967 – uma queda de 1.300 hospitalizações nos últimos três dias. O número atual é similar ao registrado no final de março, quando a Covid-19 se aproximava de seu pico na região. 

O número de pessoas que precisaram de respiradores também diminuiu, assim como o de pacientes  transferidos para centros de terapia intensiva. Segundo o governador Andrew Cuomo, isto indica que a doença já passou de seu pico, mas demonstrou cautela ao dizer que o estado "ainda não está em uma posição boa". 

O briefing de Cuomo, que se consolidou como uma das principais lideranças do Partido Democrata frente à maneira incisiva com que vem lidando com a pandemia, no entanto, foi marcado por mais um capítulo de sua guerra de palavras com o presidente Donald Trump:

— Se ele está sentado em casa vendo televisão, talvez devesse levantar e ir trabalhar — disse o governador, afirmando ainda que Trump deve dar aos estados a mesma atenção que dá "aos seus grandes negócios e companhias aéreas".

Em seu Twitter, ele acusou Cuomo, um de seus principais algozes políticos, que demanda maior auxílio de Washington aos estados, de "nunca agradecer" e disse que o governador deveria "gastar mais tempo 'fazendo' e menos tempo 'reclamando'". O líder estadual, por sua vez, disse que a Casa Branca estava se esquivando de sua responsabilidade. 

Dentre os mortos nas últimas 24 horas, 504 pessoas perderam suas vidas em hospitais da cidade e 36 em casas de repouso para idosos. À falta de atenção a estes estabelecimentos ganhou ainda mais destaque nesta semana, após 17 corpos  serem encontrados em uma casa de repouso no estado vizinho de Nova Jersey após uma denúncia anônima.

Stefan Jeremiah/Reuters 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES