A partir de segunda-feira (31), o Hospital Universitário da UFPI vai suspender todas as cirurgias eletivas por uma semana. A decisão foi motivada devido a grande quantidade de profissionais da instituição afastados com síndromes gripais ou com covid-19.
Nos últimos 20 dias, o HU recebeu 415 atestados médicos com pedido de afastamento. Isso corresponde a mais de 30% do corpo clínico do hospital, o que acaba inviabilizando seu pleno funcionamento.
De acordo com a instituição, as cirurgias as cirurgias serão reagendadas para os próximos 15 dias, caso o quadro de saúde dos funcionários se normalize. De acordo com as projeções, o pico da nova onda da Covid-19 deve ocorrer em fevereiro.
O HU vinha desenvolvendo um esforço justamente para zerar a fila de espera por uma cirurgia eletiva, provocada pelos dois primeiros anos de pandemia.
No sábado passado, o hospital chegou a realizar um mutirão de cirurgias para correção de hérnia. Oito pacientes foram operados naquele dia e a perspectiva do hospital era realizar novos mutirões. Mas com o quadro de pessoal reduzido, os mutirões terão de ser adiados.