A Índia bateu mais um recorde mundial pelo 4° dia consecutivo, neste domingo (25), após registrar 349.691 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Com isso, o país já contabiliza 16,9 milhões de infecções pelo coronavírus e 192.311 mortes, sendo 2.767 registradas nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde indiano.
O ministro-chefe da capital do país Nova Delhi, Arvind Kejriwal, declarou neste domingo que a cidade vai continuar sob lockdown até 3 de maio. A Índia vive seu pior momento na pandemia. Em Nova Delhi, hospitais entraram em colapso. Em um deles, seguranças estão impedindo a entrada de pessoas porque não há quartos disponíveis. Um jovem de 17 anos contou que a única coisa que pode fazer pelo pai foi "vê-lo morrer" na fila.
Uma combinação de fatores levou ao atual desastre humanitário indiano, que era evitável, de acordo com o cientista Gautam Menon, em entrevista à agência Deutsche Welle.
"A negligência por parte dos cidadãos e das autoridades fez todos baixarem a guarda. Possíveis reinfecções por causa da perda de anticorpos e o surgimento de novas variantes contribuíram para o surto”, afirmou Menon.