Covid-19: Piauí abre edital para busca ativa

A contratação deverá ser feita mediante avaliação do currículo dos profissionais

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Wellington Dias (PT) assinou no último final de semana o decreto  que institui o Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19, com o objetivo de constituir, em cooperação com os municípios, equipes de busca ativa para promover nos territórios de desenvolvimento o rastreamento de pessoas contaminadas pela covid-19,dispondo da autorização a contratação por excepcional interesse público de pessoal para a composição das equipes de busca ativa. Sobre o tema, em transmissão ao vivo na segunda-feira, 11 de maio, o líder estadual destacou que o edital para a busca ativa já está consolidado.

“Abrimos o edital para busca ativa, são equipes médicas que vão nos ajudar a ir de casa em casa, quais são os bairros de Teresina, de Parnaíba, Uruçuí, Floriano, quais os bairros e comunidades e ali a equipe ir de casa em  casa para prevenir, evitar a mortalidade”, disse.

A busca ativa contará com equipes de Saúde da Família, caberá ao município designar os membros.  O decreto publicado pelo governador autoriza a contratação por tempo determinado, por necessidade temporária de excepcional interesse público, dos profissionais necessários à composição das equipes de busca ativa, com dispensa de processo seletivo, por se tratar de urgência devidamente comprovada, voltada para o combate a surto pandêmico em situação de calamidade pública.

Reprodução

A contratação deverá ser efetivada à vista de comprovada capacidade profissional, mediante avaliação do curriculum vitae dos candidatos. O procedimento de recrutamento de pessoal temporário será devidamente autuado, protocolado e numerado.

O coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis, elogiou as brigadas de busca ativa anunciadas pelo Governo do Piauí. “Grande estado do Piauí, que está tendo um comportamento exemplar e de vanguarda no combate ao coronavírus, publica o decreto que cria a sua Brigada emergencial de Saúde”, afirmou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES