A Secretaria de Estado da Justiça adquiriu 40 termômetros digitais para o sistema prisional do Piauí. Serão destinados dois termômetros para cada unidade penal do estado, fortalecendo, assim, os protocolos de prevenção e combate ao coronavírus nos presídios. 91 presos já testaram positivo para a doença.
Segundo o Secretário de Justiça, Carlos Edilson, as equipes de saúde prisional atuarão com os novos equipamentos, verificando a temperatura dos internos. “Será feita a verificação da temperatura tanto dos reeducandos que chegam ao sistema prisional, como também daqueles que, eventualmente, apresentarem algum sintoma”, conta.
Além dos termômetros, a Sejus recebeu, na última semana, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), testes rápidos e equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos e sabonete líquido.
Já a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, a SESAPI, doou 1000 testes rápidos, que serão destinados aos servidores e internos do sistema prisional. A Sejus está em processo de aquisição de mais 5000 testes rápidos.