Diretor do Samu, médico José Ivaldo morre em Teresina

O médico contraiu o Covid-19 e teve seu quadro de saúde agravado ao adquirir infecções no hospital.

Dr. José Ivaldo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No início da manhã desta sexta-feira, 31 de julho, o médico e diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Dr. José Ivaldo de Oliveira, de 48 anos, veio a óbito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Teresina. 

De acordo com informações, o profissional foi internado após contrair o coronavírus e no hospital adquiriu uma infecção hospitalar. O médico se curou da Covid-19 e quando já estava se curando da infecção, onde ia sair da UTI e ia para a enfermaria, pegou uma segunda infecção hospitalar e se quadro de saúde se agravou, vindo a ter uma parada cardíaca. O médico deixa a esposa e três filhos. José Ivaldo atuava desde o início da pandemia na linha de frente de combate ao coronavírus.

Dr. José Ivaldo, diretor do SAMU

Essa é a segunda morte de médicos por complicações da Covid-19 em menos de 24 horas. Na noite de ontem, um dos mais conhecidos oftalmologistas do Piauí, Mansueto Magalhães, de 86 anos, morreu de Covid-19. Ele estava internado no Hospital Unimed Primavera e não resistiu à doença provocada pelo novo coronavírus. O filho dele, Mansueto Filho, permanece internado na UTI com a doença. Já a esposa, dona Célia, teve alta e está em casa. Ela sofre de Mal Alzheimer.

No geral, esse é o quarto médico vítima da doença em Teresina, já vieram a óbito Dr. Lindomar, Dr. Francisco Fábio Carvalho, Dr. Mansueto e Dr. José Ivaldo.

Dr. José Ivaldo / Crédito: José Alves Filho

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, lamentou a morte do profissional em seu perfil nas redes sociais. "Perdemos uma das pessoas mais importantes no combate ao coronavírus em Teresina. José Ivaldo estava na linha de frente e foi o responsável por salvar várias vidas, especialmente nos últimos meses".

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí divulgou uma nota de pesar onde destacou as importantes contribuições dadas pelo médico Dr. Mansueto Martins e Dr. José Ivaldo.

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí - SIMEPI manifesta profundo pesar pelo falecimento de mais dois profissionais da saúde, vítimas das complicações causadas pela Covid-19. O médico Dr. Mansueto Martins Magalhães, na noite desta quinta-feira (30) e o ginecologista Dr. José Ivaldo, nesta sexta-feira (31). Dr. Mansueto exerceu a medicina com louvor por mais de 50 anos e era professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Dr. José Ivaldo era um jovem profissional e grande exemplo na profissão, tendo exercido um brilhante trabalho como Médico Diretor do SAMU. Expressamos condolências aos familiares, amigos e à classe médica que compartilha a dor da partida destes profissionais que exerceram a medicina com muito amor à população piauiense. Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí - SIMEPI

A Fundação Municipal de Saúde também se manifestou através de nota:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) manifesta profundo pesar pela morte do médico José Ivado de Oliveira, nesta sexta-feira (31). Ele estava internado em UTI de hospital privado em decorrência de complicações da Covid -19. José Ivaldo ocupava o cargo diretor clínico no SAMU de Teresina, tendo atuado como médico urgentista desde a criação do órgão, em 2004. Ele também atuava como médico obstetra de Hospital em Timon, tendo prestado relevantes serviços à saúde de nossa capital e a esta cidade vizinha do Maranhão. A sua postura alegre e humanitária, bem como o seu zelo profissional, fizeram com que ele ganhasse o carinho e a admiração de seus colegas de trabalho e, hoje, ficam como um exemplo a ser seguido. Nesse momento de dor, a FMS se solidariza com familiares e amigos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES