Na última semana a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia da Covid-19 , doença infecciosa causada pelo novo coronavírus , o que levou a uma série de mudanças de hábitos. Para evitar a propagação da doença, uma das recomendações das autoridades é evitar locais fechados com muitas pessoas e ambientes abertos com aglomerações. As informações são do IG.
Diante disso, como manter a rotina de treinos na academia? De acordo com Renata Castro, cardiologista especialista em medicina esportiva, ainda não é necessário interromper os exercícios nesse espaço. No entanto, é fundamental adotar algumas medidas para minimizar as possibilidades de disseminação da doença.
“Se você está se sentindo bem e não tem sintomas gripais (febre, tosse, coriza, mal-estar, prostração etc.), não há motivos para parar de treinar”, avalia a profissional.
Ela ainda explica que o novo coronavírus se espalha quando alguém inala gotículas respiratórias originadas da tosse ou espirro de um paciente infectado ou ao tocar uma superfície contendo estas gotículas e depois tocar seus olhos, nariz ou boca.