A Prefeitura de Timon autorizou, em novo decreto, a reabertura dos cinemas e o retorno presencial de 100% dos servidores municipais em plena atividade.
Segundo o decreto, que vale desta segunda-feira (14) até domingo (20), os cinemas podem abrir desde que manifestado interesse junto à Vigilância Sanitária do município e mediante apresentação prévia de Plano de Contingência, que será apreciado pelo órgão técnico, para fins de reabertura, considerando todas as medidas sanitárias em vigor.
Quanto ao retorno das atividades presenciais do serviço público, o decreto estabelece que todos os servidores municipais em plena atividade devem retornar respeitando os protocolos sanitários. Contudo, a medida não vale para servidores do grupo de maior risco que não completaram o ciclo vacinal:
- idade igual ou superior a 60 anos;
- cardiopatias graves ou descompensados (insuficiência
- cardíaca, cardiopatia isquêmica);
- pneumopatias graves ou descompensados (asma
- moderada/grave, DPOC);
- doenças renais crônicas em estágio avançado (graus
- 3, 4 e 5);
- diabetes mellitus, conforme juízo clínico;
- doenças cromossômicas com estado de fragilidade
- imunológica;
- gestação e puerpério;
- deficiências cognitivas físicas;
- estados de imunocomprometimentos, devido ao uso de medicamentos ou doenças, incluindo os portadores de HIV/AIDS e neoplasias;
- doenças neurológicas.
Atividades comerciais
Segundo o decreto, todas as outras medidas continuam mantidas. O comércio em geral, bares e restaurantes, além de atividades esportivas ao ar livre, permanecem autorizados a funcionar durante toda a semana, com horários específicos e seguindo os protocolos sanitários.
- As atividades do comércio em geral no município de Timon poderão funcionar das 8h da manhã até as 17h, e os shoppings centers funcionarão de segunda a sábado, das 10h até às 22h e no domingo das 12h às 22h.
- Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, balneários e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até as 23h.
- Reuniões e eventos, tais como festas de aniversário, casamento, batizados, jantares festivos, bodas, congressos, confraternizações, eventos científicos e afins, simpósios, apresentações teatrais, inaugurações e lançamentos de produtos e serviços podem ocorrer desde que não ultrapasse o limite de 100 pessoas por evento e não ultrapasse às 23h nem haja cobrança de ingressos.
O secretário municipal de governo, Saney Sampaio, destaca que o município permanece vigilante em relação ao cumprimento dos protocolos sanitários com atuação da Força-Tarefa formada por vários órgãos municipais que fiscalizam o funcionamento das atividades para evitar o avanço da Covid-19.
O gestor lembra que o número de novos casos e internações continuam sendo monitorados dia a dia e que a população deve manter como rotina os cuidados preventivos: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.