Familiares de uma idosa, de 97 anos, que registraram em vídeo o momento em que ela teria sido vacinada, no shopping Pátio Maceió, flagraram a prática de fraude na aplicação da dose imunizante. Com informações do Cada Minuto.
Ao assistir o vídeo depois, a família – formada em parte por profissionais da área da saúde – se chocou ao perceber que o líquido não foi injetado e que a enfermeira teria apenas simulado a aplicação da vacina.
Em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Maceió (SMS), a reportagem foi informada que o secretário Pedro Madeiro tomou conhecimento agora pouco do caso e já está tomando as providências, com o fato sendo apurado pela Gerência de Imunizações da secretaria.
Assista o vídeo
Nota do MP
Em nota encaminhada por meio da assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual (MP-AL), o promotor de Justiça Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital, disse que, após ter acesso ao vídeo, entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, que afirmou que realmente houve uma falha cometida por uma profissional antiga da Saúde, já afastada.
O secretário disse ao promotor também que já foi regularizada a vacinação da idosa que aparece nas imagens.
O promotor informou ainda que instaurará uma Notícia de Fato para apurar a atitude da profissional. Há também a informação de que será instaurado pela Secretaria de Saúde, um procedimento disciplinar de conduta em desfavor da mesma.
Vacinação
A vacinação dos idosos acima de 85 anos em Maceió teve início nesta quinta-feira (28), em dois pontos presenciais e um drive-thru. Cerca de 6.800 doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão utilizadas nesta etapa da imunização contra a Covid-19.
O trânsito próximo aos locais de vacinação ficou congestionado, devido ao grande fluxo de pessoas que buscavam receber a dose da vacina. No estacionamento do Jaraguá, havia grande fila de carros e algumas pessoas reclamavam da lentidão. Já nos shoppings, a chuva atrapalhou o processo de imunização e houve aglomeração dentro das tendas instaladas nos locais.
O secretário de saúde de Maceió, Pedro Madeiro, informou que a previsão é que esta fase da vacinação seja concluída de em 10 dias. A imunização dos profissionais de saúde continua sendo realizada nas unidades de saúde do município e do estado.