A Fundação Municipal de Saúde lançou um novo cronograma para agendamento da dose de reforço de trabalhadores da saúde. Além dos profissionais de 50 anos e mais, que poderão agendar hoje (13) às 18h, serão abertos novos horários para contemplar todos que se encaixam nos requisitos do Ministério da Saúde.
Para evitar congestionamento do sistema, foi montado um cronograma com dias diferentes para cada faixa etária dos trabalhadores. Amanhã (14) às 18h, serão contemplados aqueles que estão na faixa etária de 40 a 49 anos. Na sexta-feira (15) às 16h, o sistema abre para os profissionais na faixa dos 30 a 39 anos. E na segunda-feira (18), às 18h, será a vez daqueles de 18 a 29 anos.
Para ter acesso à vacina, o trabalhador da saúde deve ter obrigatoriamente seis meses da aplicação da segunda dose ou dose única de qualquer imunizante. Ele deve agendar no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, no campo Agendamento dose de Reforço (Em azul), independentemente do setor de trabalho, categoria profissional ou vínculo público, privado ou autônomo.
A coordenadora da campanha de vacinação contra a COVID, Emanuelle Dias, alerta que o site de agendamento não vai utilizar os cadastros dos trabalhadores utilizados previamente realizados pelos Estabelecimentos de saúde feitos no início da campanha de vacina COVID-19, portanto, caso o trabalhador não tenha sido cadastrado previamente, ele conseguirá se agendar normalmente. "No momento da vacinação ele deve levar um comprovante de trabalho (que está na ativa como trabalhador em Estabelecimento de Saúde) e cartão de vacina com registro de doses para comprovar os 6 meses da D2", diz.
O fabricante do imunizante da vacina contra COVID-19 a ser aplicado na Dose de reforço será exclusivamente a Pfizer, independentemente do fabricante do imunizante aplicado na D1 e D2.