FMS recebe doses da Coronavac e vacinará crianças de 4 anos amanhã (23)

O Piauí recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), 30 mil doses de vacina Butantan/Coronavac contra a Covid destinadas às crianças de 3 a 4 anos de idade.

p | p
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina recebeu do Ministério da Saúde as doses da vacina Coronavac, indicada para aplicação em crianças de 3 e 4 anos de idade. Amanhã, 23 de agosto, começam a ser aplicadas as doses contra a Covid em crianças de 4 anos. 

Serão nove pontos de vacinação que funcionam de 9h às 17h: UBS Porto Alegre, UBS Parque Piauí, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti, UBS Santa Isabel, UBS Cidade Jardim, UBS Santa Maria da Codipi, UBS Buenos Aires e o Teresina Shopping (edifício garagem). 

FMS recebe doses da Coronavac e vacina crianças de 4 anos amanhã (23)

“Estávamos apenas aguardando as doses para começarmos a vacinação deste público. Começaremos com as de 4 anos, depois divulgaremos o começo da aplicação nas crianças de 3 anos. Para vacinar, o responsável deve levar documento da criança (cpf ou cartão SUS) e o cartão de vacina”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS. 

Atualmente, duas vacinas contra Covid-19 estão autorizadas no Brasil para crianças: a versão pediátrica da Pfizer, a partir de 5 anos, e a Coronavac, a partir de 6 anos. Agora, o grupo de 3 e 4 anos poderá receber o imunizante do Instituto Butantan.

Piauí recebeu 30 mil doses

O Piauí recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), 30 mil doses de vacina Butantan/Coronavac contra a Covid destinadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. As doses foram enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde e serão usadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) como dose um (D1) desta faixa etária.

O Piauí já está vacinando crianças nessa idade em 131 municípios com doses que estavam em estoque. Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, essa remessa é apenas o começo. “Não estamos recebendo as doses na sua totalidade porque um número maior ainda será enviado pelo Ministério da Saúde. A princípio, essas doses serão destinadas aos municípios com maior número de crianças nessa faixa”, diz Herlon.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo Ministério da Saúde, a imunização deve ser realizada por grupos prioritários, conforme os estoques da vacina Coronavac disponíveis nos estados e Distrito Federal. O imunizante do Butantan foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinação de crianças. Os técnicos da agência reguladora consideraram os estudos de efetividade e segurança da vacina nessa faixa etária. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES