Funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) foram vacinados contra a Covid-19 nesta segunda-feira (25). Os profissionais do laboratório chegaram a fazer protesto exigindo que fossem vacinados contra a Covid-19 logo com a primeira remessa de doses entregues pelo Ministério da Saúde, no dia 18.
Ao todo, são 174 funcionários, mas neste primeiro momento, serão priorizados os servidores da área Covid-19. Para a diretora do Lacen-PI, Walterlene Gonçalves, é sabido que não tem disponibilidade de vacinas para todos. “Iremos esperar o novo cronograma para vacinação do restante dos profissionais. Mesmo assim, foi muito gratificante ver os funcionários do Laboratório serem incluídos no grupo de primeiros vacinados contra a Covid-19 no Piauí”, diz a diretora.
“O Lacen se empenhou em trabalhar de forma intensa, todos os dias. Mesmo com medo ou cansaço, os servidores não fugiram de suas responsabilidades", afirmou a diretora. Para o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, é louvável que os servidores do Lacen sejam beneficiados com a vacinação neste primeiro momento por conta do trabalho de risco que eles exercem. “O trabalho deles é de suma importância para termos um diagnóstico mais rápido da doença, salvar vidas e barrarmos a transmissão do vírus”, afirma o secretário.