Pelo menos dez funcionários dos Centros de Distribuições Domiciliares (CDD) testaram positivo para Covid-19, informou o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Piauí (Sintect-PI).
Os trabalhadores reivindicam melhorias para a categoria e disseram que como medida de contenção e prevenção da Covid-19 reforçam a higienização de ambientes internos. Com o afastamento dos empregados infectados pelo coronavírus as encomendas da zona Sul e Norte serão atrasadas.
Segundo o sindicato, nenhum funcionário está em estado grave, contudo, afirma, que a empresa negligencia testagens de Covid-19, o que facilita a exposição dos funcionários a possíveis trabalhadores contaminados e assintomáticos. Os trabalhadores também denunciam que estão expostos a constantes assaltos.
CONFIRA A NOTA COMPLETA:
Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, os Correios permanecem operando seus serviços em todo o país, adotando uma série de medidas para proteger a saúde de seus empregados, clientes e fornecedores.
Além de reforçar a higienização de ambientes internos, a empresa disponibiliza álcool em gel e máscaras laváveis a todos os empregados; orienta que sejam evitados o contato físico e o compartilhamento de objetos; suspendeu a anotação do recebimento das encomendas pelo cliente; entre outras medidas.
Desde março do ano passado, os empregados que se enquadram no grupo de risco estão em trabalho remoto. Aqueles com suspeita de Covid-19 são afastados por cerca de duas semanas e encaminhados para testagem. Nesses casos, as unidades passam por sanitização.
Em respeito aos valores institucionais, os Correios compartilham informações sobre seu efetivo somente com as autoridades competentes.