O Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, localizado em Parnaíba, será reativado para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes com Covid-19 no município e região. Segundo o Governo do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou nesta terça-feira (6), a instalação de um tanque de oxigênio para o funcionamento do hospital. A unidade de saúde vai funcionar como um anexo 2 do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), recebendo pacientes com Covid-19.
O hospital de campanha funcionou no ano passado, mas foi desativado pela prefeitura quando a ocupação dos leitos diminuiu. O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, prevê que o anexo volte a funcionar ainda esta semana. “Vamos fazer os testes com o tanque de oxigênio como o resfriamento e, acreditamos que, até o fim da semana, o hospital estará pronto para atender os pacientes com Covid”, diz o gestor.
Em Parnaíba, houve um crescimento do número de pessoas infectadas e que precisam de internação. Segundo Florentino Neto, é necessária a ampliação dos leitos. “Como o Hospital Nossa Senhora de Fátima não tinha reservatório de oxigênio, fizemos uma parceria com o município e o equipamento já está sendo instalado. A partir daí, poderemos aumentar a capacidade de atendimento na região”, enfatiza o secretário da Saúde.