Até o final desta semana, o estado do Piauí deve receber do Ministério da Saúde mais 441 mil doses de vacinas contra a covid-19.
Os imunizantes são da AstaZeneca (80.500) e da Janssen (85.450) para dose de reforço na população de 18 anos ou mais; da Pfizer (99.450) para aplicação da segunda dose na população de 12 anos ou mais; e da Coronavac (175.600) para a população de 6 a 11 anos, sendo 4,6 mil para aplicação da primeira dose e 171 mil para aplicação da segunda dose.
O superintendente do Ministério da Saúde no estado do Piauí, Ferdinand Feitosa, frisa que a Pasta trabalha em ritmo acelerado para manter os estados e municípios abastecidos. “O Brasil é referência mundial no assunto vacinação no sistema público de saúde. O SUS tem confirmado isso nessa campanha de vacinação que se tornou a maior já realizada no nosso país para que todos da população alvo tenham acesso à vacina no tempo certo”.
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, o estado do Piauí já recebeu 7,3 milhões de doses na soma de todas as vacinas disponíveis no país para o enfrentamento da pandemia de coronavírus (Pfizer, AstraZeneca, Coronavac e Jassen).
Vacina 100% nacional
Nessa semana, o Brasil deu mais um importante passo no combate à pandemia. As primeiras doses da vacina covid-19 produzidas em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram aplicadas no fim da tarde de terça-feira (22), marcando o avanço da autossuficiência do país na produção de imunizantes.
A Fiocruz já conta com cerca de 550 mil doses da vacina nacional prontas para serem enviadas ao Ministério da Saúde nos próximos dias. Após a entrega e a liberação do controle de qualidade, os imunizantes serão distribuídos a todos os estados e o Distrito Federal.
Para saber mais sobre a distribuição das vacinas contra a covid-19, bem como outras informações, acesse o LocalizaSUS.