O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmaram neste sábado (29) o segundo caso do novo coronavírus no Brasil. Assim como no primeiro caso no país, trata-se de um paciente que esteve na Itália, segundo o governo. Ainda de acordo com o ministério, não há evidências de que o novo coronavírus esteja circulando em território brasileiro. As informações são do G1.
Também como no primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, fez os exames no paciente que confirmaram a infecção. O procedimento foi feito ainda na sexta-feira (28), e o resultado saiu um dia depois.
A pasta ainda não informou em que cidade mora esse paciente, nem sua idade ou se é homem ou mulher. Mais informações sobre o caso serão consolidadas pelo ministério, em conjunto com a secretaria, e divulgadas neste sábado.
O vírus causa a doença que ganhou o nome de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na sexta-feira, o órgão elevou o grau de risco da epidemia do novo coronavírus para 'muito alto'.
Novo coronavírus no Brasil
O primeiro caso de novo coronavírus no Brasil foi confirmado na quarta-feira (26). De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um homem que também é São Paulo e veio da Itália. O paciente, de 61 anos, foi o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Ele está em quarentena domiciliar.
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o primeiro paciente com Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.
Fora da Ásia, a Itália é o país com mais casos registrados do novo coronavírus no mundo: neste sábado, eram 1.128 casos de Covid-19.
Para evitar uma proliferação ainda maior da doença, escolas e universidades do norte da Itália vão ficar fechados na próxima semana por causa do novo coronavírus. A doença ainda levou ao cancelamento de eventos esportivos no país — alguns até foram disputados, mas sem presença de torcida.
Um quarto jogador do Pianese, da terceira divisão italiana, testou positivo para o coronavírus, informou o clube no sábado. Toda a equipe está de quarentena.