O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu em um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (28) que os brasileiros que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 procurem os postos de saúde para completar, na data correta, a imunização contra o coronavírus.
"Dirijo-me em especial aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso. Peço que busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose, pois a sua imunização só estará completa após a conclusão do esquema vacinal", disse Queiroga.
Adultos até dezembro
A maior parte das vacinas já desenvolvidas e autorizadas em todo o mundo para o enfrentamento à Covid é administrada em duas doses – até agora, apenas a vacina da Janssen é de dose única.
Doses extras
Governos e cientistas de diversos países analisam a necessidade de aplicar doses extras, ao fim dessa primeira rodada de vacinação, como um "reforço" na proteção. Ainda não há uma conclusão sobre essa necessidade de uma terceira dose.
"Hoje, podemos nos orgulhar do sucesso da nossa campanha de vacinação. Cem milhões de brasileiros tomaram ao menos uma dose. [...] Com mais de 63% da população adulta vacinada com a primeira dose, registramos uma queda expressiva de 40% no número de casos e óbitos em apenas um mês", declarou Queiroga.
Os dados da vacinação
Mais de 98 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados pelo consórcio dos veículos de imprensa às 20h desta quarta-feira (28).
Em todos os estados e no Distrito Federal, a primeira dose foi aplicada em 98.202.468 pessoas, o equivalente a 46,38% da população.
O levantamento é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, "O Globo", "Extra", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro.