Mulher testa positivo para Covid-19, gripe e resfriado ao mesmo tempo em SP

O médico afirmou que o diagnóstico de três vírus em simultâneo não é nada comum, mas lembra que foram detectados muitos casos de “flurona” (nome dado à coinfecção de Covid-19 e Influenza) no estado de São Paulo.

Teste diagnosticou três vírus em uma mesma pessoa | Okan Celik/Istock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma mulher de 49 anos, moradora da cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, foi infectada pelos vírus causadores da Covid-19 (SarsCov-2), da gripe (Influenza A) e do resfriado comum (adenovírus), ao mesmo tempo. A paciente foi diagnosticada pelo médico Alexandre Naime Barbosa, chefe do Departamento de Infectologia da Unesp, que atendeu a mulher no dia 22 de dezembro. 

De acordo com o infectologista, a paciente procurou seu consultório particular com sintomas gripais após dois dias apresentando sintomas como dor de garganta, sensação febril, dores no corpo e cansaço. A detecção foi feita através de um exame conhecido como painel viral, o "padrão ouro na investigação de síndromes gripais", capaz de identificar diferentes tipos de vírus.

Paciente foi diagnosticado com três vírus diferentes ao mesmo tempo \ foto: Okan Celik/Istock Paciente foi diagnosticado com três vírus diferentes ao mesmo tempo \ foto: Okan Celik/Istock 

O médico afirmou que o diagnóstico de três vírus em simultâneo não é nada comum, mas lembra que foram detectados muitos casos de “flurona” (nome dado à coinfecção de Covid-19 e Influenza) no estado de São Paulo

"Nós já tinhamos notícia de casos de coinfecção de influenza com corona, que o pessoal chama de Flurona, mas a gente não tinha visto isso ainda, de três vírus ao mesmo tempo o que é uma surpresa pelo momento que vivemos", disse o infectoogista.

Como isso é possível?

Um dos motivos que pode explicar a tripla infecção, segundo o médico é a de que a paciente participou de cinco eventos com aglomerações entre os dias 14 e 19 de dezembro, entre elas uma competição esportiva e uma confraternização em uma adega com cerca de 25 amigas. Em todos os eventos que ela frequentou, as pessoas não utilizavam máscaras. Ainda segundo o infectologista, a médica já tinha tomado três doses da vacina contra a Covid-19 e disse ter relaxado demais com a atual situação da pandemia.

Com informações do Extra

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES