O último relatório técnico situacional da epidemia de COVID-19 em Timon, divulgado nesta quinta-feira (10), aponta uma tendência positiva e resultados significativos, que podem perdurar com a contribuição da população. Os dados apontam: Não houve aumento do número de atendimentos por síndrome gripal; não houve aumento do número de óbitos por COVID-19; não houve aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI e houve redução da estimativa do índice de transmissibilidade R0 calculado por modelagem matemática.
O relatório apresenta a evolução da doença referente às 35ª e 36ª semanas da epidemia em Timon, os números indicam tendência de queda do número de mortes registradas e também relativa estabilidade do número de casos confirmados. O número de mortalidade por Covid-19, em Timon, permanece em queda lenta e gradual há pelo menos nove semanas consecutivas, o que não indica colapso vigente da rede hospitalar do município, a taxa de ocupação de leitos de UTI encontra-se em 59%. Já o R0, que de acordo com o Ministério da Saúde deve estar abaixo de 1, chega a 0,8, indicando que a taxa de reprodução vem em um processo de estabilização, há pelo menos quatro semanas.
Entre os 7429 pacientes que contraíram a doença desde o início da pandemia, têm-se 5446 recuperados. Dos pacientes internados, 17 estão em enfermaria e 8 em UTI. "Mesmo com essa estabilidade, que ainda não é consolidada. Pedimos que a população continue ajudando no distanciamento, adotando os protocolos de segurança e higienização, só assim conseguiremos combater o vírus e manter em queda o número de casos na nossa cidade", destaca o secretário municipal de Saúde, Vinicius Cabral.