Ocupação de leitos de UTI Covid: Brasil inteiro fica fora da zona de alerta

Esta é a primeira vez de desde julho de 2020 que nenhum estado brasileiro apresenta ocupação superior a 60% para internação de pacientes com Covid-19.

UTI Covid | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Brasil está fora da zona de alerta, com taxas inferiores a 60%. Os dados são da Fiocruz, divulgados nesta sexta-feira (25). Esta é a primeira vez de desde julho de 2020 que nenhum estado brasileiro apresenta ocupação superior a 60% para internação de pacientes com Covid-19. Os dados são referentes às Semanas Epidemiológicas (SE) 10 e 11 de 2022, que abrange o período de 6 a 19 de março.

A maior parte dos estados apresentou estabilidade dos indicadores de transmissão, com exceção de Rondônia e Acre, que tiveram redução significativa do número de casos e de óbitos, e do Amapá, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia e Mato Grosso do Sul, que apresentaram uma diminuição no número de óbitos, mas manutenção do número de casos.

Nenhum estado brasileiro está com taxa de ocupação alta em leitos de UTI Covid | FOTO: Reprodução/Fiocruz

"É importante destacar que esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de [Síndrome Respiratória Aguda Grave] SRAG e incidência de mortalidade por Covid-19”, disseram os pesquisadores responsáveis pelo boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Segundo os pesquisadores, esse cenário é o resultado do avanço da vacinação no país. Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa da última quinta-feira (24), 159.634.287 pessoas estão totalmente imunizadas. Este número representa 74,31% da população total do país. A dose de reforço foi aplicada em 74.455.088 pessoas, o que corresponde a 34,66% da população. O Piauí é o estado com a vacinação mais avançada na primeira dose  e alcançou, na quinta-feira (24), 100% da população vacinada com a primeira dose.

FOTO: Divulgação

Apesar disso, o boletim destaca a necessidade de busca ativa de pessoas que não tomaram a dose adicional da vacina contra a Covid-19 ou até mesmo a 4ª dose (para aqueles elegíveis) tendo em vista os fatores de risco que isso representa para os idosos e para as crianças de 5 a 11 anos, devido a baixa adesão da campanha nesse público.

Uso de máscaras

Vários estados brasileiros já tornaram opcional o uso de máscaras em ambientes fechados e abertos, inclusive o Piauí. Contudo, a Fiocruz considera que ainda é "prudente" a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações.

Estados flexibilizaram uso de máscaras | FOTO: Reprodução

Segundo o boletim dessa última semana epidemiológica, perfil demográfico dos pacientes atualmente internados em UTI para tratamento de Covid-19 revela que as situações mais críticas ocorrem principalmente entre homens (51%), pessoas idosas (62%), e pretos e pardos (49%).

Ainda de acordo com a Fiocruz, os índices atuais mostram que há uma distribuição desigual entre as áreas urbana e rural. “A maioria das internações ocorre na zona urbana (77%), o que guarda coerência com a disponibilidade de serviços de alta complexidade ser maior, e quase exclusiva, em áreas urbanas”, assinalam os cientistas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES