Pela 1ª vez na pandemia, Estado de São Paulo não registra mortes por Covid

Habitualmente, notificações são menores às segundas-feiras, mas esta é a primeira vez em que não há nenhum registro de óbito.

Pedestre passa por cartaz que pede prevenção contra o coronavírus, no Centro de São Paulo | Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por Covid-19 nesta segunda-feira (8) pela primeira vez desde o início da pandemia. Os novos registros não significam, necessariamente, que não ocorreram mortes nesta data, mas que nenhuma foi computada em sistema neste período.

A média móvel diária de mortes, que leva em consideração os registros nos últimos sete dias, foi de 73 óbitos por dia nesta segunda (leia mais abaixo).

Pela 1ª vez na pandemia, Estado de São Paulo não registra mortes por Covid

Habitualmente, as notificações são menores às segundas-feiras, finais de semana e feriados, por conta do atraso na contabilização, já que muitos municípios não fazem registros no sistema aos domingos. Apesar disso, esta é a primeira vez que o estado não registrou nenhuma morte, desconsiderando apenas os dias em que houve falha no sistema oficial.

Embora o estado não tenha registrado mortes nas últimas 24 horas, a média móvel diária ainda é de 73 nesta segunda-feira. Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias. Como o cálculo da média móvel considera um período maior do que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

O valor desta segunda é 23% maior do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de alta nas mortes por Covid-19 no estado (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Apesar da tendência de alta, o estado mantém, há 28 dias seguidos, a média móvel de mortes abaixo de 100. No pior momento da pandemia, em abril deste ano, o estado chegou a registrar 890 mortes em média por dia. Naquele período, pelo menos 500 pessoas morreram com Covid à espera de um leito de UTI no estado. A fila em todo o estado chegou a ter mais de 1.500 pacientes.


Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES