Em transmissão ao vivo na segunda-feira, 25 de maio, o governador Wellington Dias (PT) e o diretor do Instituto Amostragem Batista Teles apresentaram o resultado da nova rodada da pesquisa sanitária, realizada entre os dias 20 e 23 de maio no Piauí. O levantamento foi feito em 11 municípios, sendo feitos 3.999 testes, destes foram encontrados 81 domicílios com infectados, com uma proporção na ordem de 0,002. De acordo com a estimativa do Instituto Amostragem, tomando como base a população piauiense registrada pelo IBGE, haveria cerca de 66.299 infectados no Piauí.
“Finalizamos a quarta rodada da Covid-19 no Piauí, aconteceu entre os dias 20 e 23, envolvendo 11 municípios, os principais nos territórios das regionais de saúde, fizemos 3.999 testes, com esse tamanho de amostra um erro amostral de 2%, a metodologia continua a mesma; amostragem probabilística por três fases. O resultado da pesquisa encontramos nestes municípios 81 domicílios com casos positivos; isso dá uma taxa de infecção de 0,0202; e quando projetamos na população do Estado do Piauí isto dá 66.299 infectados, no dia da pesquisa havia 2.852 casos notificados com 91 óbitos, isto quer dizer que existiria 23 casos não notificados, dá uma ideia da subnotificação no Estado do Piauí”, disse.
Reprodução/ Youtube
O diretor do Instituto Amostragem ainda indicou na pesquisa, que apesar do crescimento se manter, ele vem ocorrendo em um ritmo menos elevado.
“Podemos concluir que continuam subindo os casos, mas numa taxa bem menor, isso pode ser explicado pelos esforços das Prefeituras, das pessoas em obedecerem o isolamento; esta quarta pesquisa teve uma variável nova que é ver quais as medidas concretas que as pessoas estão fazendo em relação ao isolamento. Por exemplo, o uso de máscaras, álcool em gel, lavar as mãos, estas medidas são as mais prevalentes variam de 80% a 90%; o trabalho remoto tem o menor percentual de prática”, sinalizou.
USO DE MÁSCARA SOBE PARA 87% NO PIAUÍ
A pesquisa também fez um panorama da adoção de medidas de prevenção pela população; o uso de máscara saltou de 38% para 87%, apresentando a maior variação positiva entre março e maio no Piauí. No entanto, a adoção ao trabalho remoto (ou seja, home office) vem caindo.
Reprodução
“Fizemos também um comparativo destas atitudes para a pesquisa que foi feita ao Sistema Meio Norte em março; ficar em casa em março era 89% e tá em torno de 59%; é importante salientar esta variação o público das duas pesquisas: a primeira era acima de 18 anos, essa agora compreende toda a população, inclusive adolescentes e isto talvez explique esta variação tão grande. O uso de máscaras foi o que variou mais estava em torno de e38% e passou para 87%; a questão de correr para compras caiu bastante também saiu de 34% para 7%; trabalho remoto também caiu, passou de 52% para 7,5%; adiar viagens também caiu bastante era de 65% e foi para 8%; evitar bares também caiu de 88% para 22%; o uso de álcool em gel foi de 73% para 84%; e lavar as mãos saiu de 92% para 82%; a gente conclui que de uma forma geral as precauções que a população tem feito tem aumentado”, indicou Batista Teles.
Por sua vez, o governador Wellington Dias reiterou que o número de infectados é bem maior do que entra na rede, sintetizando a necessidade de manter as medidas preventivas elencadas, e o distanciamento.
“O que a pesquisa revela é que sempre temos um número de pessoas com coronavírus maior do que aquele das pessoas que entram na nossa rede, fazem o exame e confirmar, tínhamos pouco mais de 3 mil, quando já estava pela pesquisa 66 mil, ou seja, há um número bem maior, 20 vezes maior do que aqueles de casos confirmados, portanto, é preciso compreender que há muitas pessoas infectadas, bem maior do que os casos que o teste, o exame já confirmou. Outro dado destacado é o ritmo de crescimento, tava crescendo 4,5 vezes, depois caiu para pouco mais de 2, e agora para 1,83”, comentou.
-
transmissão coronavírus Piauí
-
índice transmissão coronavírus
-
Coronavírus Piauí
-
Coronavírus Pesquisa amostragem
-
Pesquisa amostragem Wellington Dias
-
piaui casos confirmados coronavirus
-
mortes coronavirus piaui
-
infectados coronavirus piaui
-
casos coronavirus piaui
-
infectados Piauí coronavírus
-
wellington dias coronavírus
-
Pesquisa amostragem infectados