O Piauí foi contemplado com a habilitação de mais 55 leitos de unidade de terapia intensiva para tratamento de pacientes com a Covid-19. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7). Atualmente o estado do Piauí conta com 233 leitos de unidade de terapia intensiva habilitados pelo Ministério da Saúde.
Com esta nova decisão, os leitos que antes eram custeados com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) passam a ser financiados pelo Ministério da Saúde.
Nesta quinta-feira, 7, está marcada uma audiência de conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) entre o Ministério da Saúde e o Governo de cinco estados, incluindo o Piauí, para tratar sobre a habilitação de novos leitos. A audiência foi convocada pela ministra Rosa Weber.
Segundo o secretário Florentino Neto, desde dezembro o Piauí vem pleiteando esse financiamento por parte do ministério. “Mesmo com esses leitos habilitados pelo ministério, continuamos mantendo nossos leitos de UTI através de recursos do próprio do Tesouro Estadual, diz Florentino Neto.
As novas UTI’s, que foram habilitadas, estão no Hospital Getúlio Vargas (20), Hospital de Urgências de Teresina (30) e Hospital Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.
“Para conseguir essas habilitações, primeiro fazemos as montagens dos leitos, colocamos em funcionamento, em seguida fazemos a solicitação, durante a reunião da Comissão Intergestora Bipartite, e após enviamos um ofício ao Ministério da Saúde, além do cadastro no sistema de estabelecimentos de saúde, e com isso pleiteamos a habilitação”, explica o gestor.
Atualmente o estado do Piauí conta com 233 leitos de unidade de terapia intensiva habilitados pelo Ministério da Saúde. As UTI’s estão em hospitais das cidades de Teresina, Bom Jesus, Floriano, Piripiri, Oeiras, Parnaíba e Picos.