O avanço para a quarta etapa da flexibilização de medidas restritivas contra a covid-19 em Teresina previsto para acontecer, a partir de segunda-feira, 28, está condicionado aos números da Semana Epidemiológica que devem ser analisados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), neste sábado (26).
A quarta etapa da flexibilização de medidas restritivas contra a covid-19 em Teresina deve por fim a obrigatoriedade do uso de máscara até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.
Uma reunião do COE nessa quinta-feira, 25, vislumbrou um cenário positivo para o avanço para a quarta etapa. Na reunião, o comitê ratificou a redução no número de testes positivos para Covid-19, transmissibilidade e ocupação de leitos de UTI em Teresina.
“Estamos sempre monitorando a situação da nossa cidade. Discutimos os dados e nesse período, mantivemos a redução no número de casos confirmados, internações e também nos índices de transmissibilidade. Estamos em uma situação estável”, afirmou Walfrido Salmito, coordenador médico do COE.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, aponta que o uso da máscara será facultativo.
“A pessoa não será obrigada a usar máscara, mas aquelas que desejar poderá continuar. A máscara não só protege da Covid-19, mas de outras doenças transmissíveis respiratórias e até da mucosa da boca. As pessoas que desejarem usar serão respeitadas. Estamos com 99,9% da população vacinadas com a primeira dose, 94% com segunda dose. Graças ao avanço na imunização estamos conseguindo avançar também na flexibilização de medidas restritivas”, declarou.