Pode usar duas doses de vacinas diferentes?Veja como já fazem outros países - Por que Angela Merkel recebeu duas doses?

Alguns países já estão permitindo e até incentivando a combinação de doses diferentes - Por que Angela Merkel recebeu duas doses?

Slide 6 de 6

Por que Angela Merkel recebeu duas doses?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Alemanha protege ferozmente a privacidade médica, até mesmo a de seus líderes, mas o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, sugeriu que sua opção de vacina foi em parte sobre dar o exemplo.

Relatos isolados de coagulação levaram muitos países europeus a suspender o uso da vacina AstraZeneca em março. A maioria deles, incluindo a Alemanha, retomou seu uso algumas semanas depois, após uma análise do regulador de medicamentos da União Europeia.

Mas quando Merkel foi vacinada com a AstraZeneca em abril, muitas pessoas permaneceram profundamente céticas, retardando a campanha de vacinação. “Com sua primeira dose da AstraZeneca, a chanceler possivelmente conseguiu encorajar muitas pessoas a se vacinarem com ela”, disse Seibert a jornalistas na quarta-feira.

A comissão de vacinas da Alemanha recomendou em abril que qualquer pessoa com menos de 60 anos que tivesse recebido a primeira injeção de AstraZeneca deveria fazer o acompanhamento com a Pfizer ou Moderna. Os reguladores relaxaram esse conselho neste mês, mas Merkel, de 66 anos, tomou a vacina Moderna alguns dias atrás. “Talvez ela também possa aliviar as pessoas de suas preocupações sobre a chamada ‘vacinação cruzada’, recebendo para si mesma”, disse Seibert.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES