A prefeitura de Santa Luz, no Sul do Piauí, publicou nesta sexta-feira (12), um novo decreto, nº 029/2021, que proíbe eventos de qualquer natureza. As ações implementadas buscam zelar pela preservação da saúde de todos os cidadãos santaluzenses, segundo a gestão municipal.
As medidas em caráter de urgência são necessárias para conter a disseminação da doença e proteger a saúde da população, diante do aumento considerável dos casos registrados no município. Santa Luz está com 22 casos ativos, duas pessoas estão internadas. Até agora a cidade já registrou seis óbitos por Covid-19.
Ficarão suspensas as atividades festivas que envolvam aglomeração, bem como o funcionamento de casas de shows e qualquer categoria de estabelecimentos que promovam aglomerações, em espaços públicos ou privados, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.
Fica autorizado o funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes, pizarias, sorveterias, o comércio em geral, podendo funcionar até às 23 horas, assim como o consumo de bebidas no local, devendo respeitar o limite máximo de 50% da capacidade do local.
Templos e igrejas poderão funcionar com as seguintes restrições: as atividades religiosas presenciais deverão ser com público limitado a 50% da sua capacidade, seguindo todas as orientações de controle contra o Coronavírus.
As escolas públicas estaduais, municipais e particulares só poderão funcionar seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.
A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pela Vigilância Sanitária municipal, com o apoio da Polícia Militar do município.