A variante peruana do coronavírus, chamada de C.37, foi identificada pela primeira vez no Brasil, na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul. A cepa foi encontrada em um caminhoneiro, identificado como Jairo Dias Piazer Junior, de 23 anos. O paciente morreu nesta quarta-feira (16), vítima da Covid-19, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado.
De acordo com a Secretaria, a presença dessa linhagem do vírus foi identificada no paciente após exames no Laboratório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado. O jovem foi diagnosticado com a doença no dia 20 de maio, após fazer uma viagem de São Paulo, passar pela Argentina e voltar para a cidade do Rio Grande do Sul.
Um dia depois de fazer o teste após sentir os primeiros sintomas da Covid-19, ele foi internado no hospital do município e transferido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde ficou internado com uso de ventilação mecânica, mas não resistiu.
Por meio de nota, a secretaria informou que não há evidências de maior transmissibilidade ou capacidade da C.37 de causar quadros mais graves da doença.
“É uma variante que requer atenção e apresenta considerável disseminação em alguns países da América Latina, mas ainda não há comprovações científicas de uma mudança no comportamento do vírus. A variante C.37 foi classificada pelo Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças como Variante sob Monitoramento”, disse a pasta.
Além disso, a secretaria afirmou que intensificou a vigilância das variantes circulantes no Estado e que a cepa Gama, originária do Amazonas, ainda é a predominante na região.
Com informações do Portal Correio e G1