Novos setores estarão autorizados a reabrir a partir desta terça-feira (08) no Piauí, desde que atendam aos protocolos apresentados pelo governo do estado. Conforme o decreto, a flexibilização depende do crescimento da transmissibilidade do coronavírus ou aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI.
O governo divulgou um cronograma com o retorno do funcionamento de diversos setores do estado. No cronograma, o fluxo de flexibilização considera três classificações conforme o impacto econômico e dependerá do risco epidemiológico avaliado por regiões assistenciais de saúde.
Atividades autorizadas a funcionar no Piauí:
Grupo III – flexibilização em 2 momento (08/09 – 22/09)
– No grupo III, por sua vez, contempla as atividades econômicas de baixo impacto tais como:
Artes;
Cultura;
Esporte e recreação;
Serviços domésticos.
As atividades de educação foram acrescidas ao grupo III pois propiciam à propagação da doença.
Para retomar às atividades, as empresas deverão ter um plano de segurança sanitária e contenção da Covid-19, informar sobre a saúde dos funcionários no site do Pro Piauí e seguir todos os requisitos estabelecidos pelo Governo do Estado. Caso a transmissibilidade da doença cresça ou ocorra aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o governo afirmou que pode haver regressão da flexibilização para níveis mais rigorosos, em que só atividades essenciais serão permitidas.