A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, informou que a aplicação da segunda dose da CoronaVac nos seis primeiros vacinados do Piauí acontecerá na manhã desta sexta-feira (12), às 10 horas, na sede da fundação, localizada na zona Norte de Teresina.
No dia 18 de janeiro, ocorreu a cerimônia simbólica do início da campanha de vacinação no Piauí, onde seis profissionais da linha de frente no combate a Covid-19 foram imunizados. Eles são:
Joaquim Vaz Parente - médico obstetra de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). Já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional e fez o terceiro parto da história da MDER;
Sheyla Barbosa dos Santos - enfermeira de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde;
Marta Regina de Sousa Madeira - técnica de enfermagem de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas (HGV);
Modestina Bezerra da Silva - técnica de enfermagem de 60 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Infantil Lucídio Portella e trabalha há 35 anos na unidade saúde;
Ana Maria Brito dos Santos - enfermeira de 52 anos da ala Covid-19 do Hospital da Polícia Militar, que tem 26 anos na profissão;
Amariles de Souza Borba - médica e diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, de 77 anos.
Alguns piauienses já receberam a segunda dose da vacina Coronavac, desenvolvida pela Sinovac e o Instituto Butantan, e estão imunizados contra a Covid-19. Segundo o vacinômetro da Secretária Estadual de Saúde, até agora já são 32 pessoas, sendo 4 em Elesbão Veloso, 18 em Pau D'Arco do Piauí, 9 em Julio Borges e 1 em Simões.
A enfermeira Aline Mara, de Pau D'Arco do Piauí, foi uma das primeiras pessoas a receber a segunda dose no estado. Ela afirma que a dose vem não apenas como prevenção contra a doença, mas também como uma esperança para os dias futuros.
"Temos que agradecer muito a Deus pela oportunidade, aos pesquisadores por todo o empenho no estudo e ao Sistema Único de Saúde (SUS) por disponibilizar a vacina aos profissionais de saúde e jajá a toda a população, como esperamos", relata.