
Em Teresina 3.567 pessoas de 1.049 domicílios estão fazendo parte da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) realizada pelo Ministério da Saúde. Em Teresina teve reunião sobre a pesquisa com técnicos do Ministério da Saúde e a participação de Fábio Gonçalves, ouvidor da FMS, Amariles Borba, Diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
A pesquisa terá informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública e mostrando a distribuição da Covid-19 e sua dinâmica de transmissão no Brasil. O estudo vai estimar quantas pessoas tiveram a Covid-19 no Brasil, para compreender a doença e seus fatores de risco a fim de combatê-la e preveni-la.

A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, informa que os dados da pesquisa também permitirão cálculos mais precisos de indicadores de morbidade e da letalidade pela doença. “São informações para apoiarem a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública”, diz.
O ouvidor da FMS, Fábio Gonçalves, explica que a pesquisa é realizada por mensagem de SMS/WhatsApp e as pessoas foram escolhidas de forma aleatória. “As pessoas contactadas terão os dados mantidos em sigilo e em caso de dúvidas poderão se certificar por meio da Ouvidoria Nacional do Sus pelo fone 136 que vai confirmar que o nome consta na lista das pessoas que compõem a pesquisa”, diz