Teresina registra 243 novos casos de coronavírus em 24 horas

Dos novos óbitos notificados, um ocorreu dia 6 de julho, um no dia 19 de julho, um no dia 9 de agosto e outro no dia 10 de agosto.

Testes coronavírus | Reprodução/EPTV
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Teresina registrou 243 novos casos de Covid-19 na última segunda-feira (10), além de quatro mortes. É o que revela o boletim do Painel Epidemiológico elaborado diariamente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Desde o início da pandemia, a capital registrou um total de 20.059 casos e 790 mortes em decorrência da doença.

Dos novos óbitos notificados, um ocorreu dia 6 de julho, um no dia 19 de julho, um no dia 9 de agosto e outro no dia 10 de agosto. Foram dois homens e duas mulheres, com idades entre 27 e 78 anos. Todos tinham comorbidades, como doença neurológica, diabetes, obesidade e hipertensão arterial.

Uma das estratégias de contenção da disseminação do novo coronavírus é o rastreamento de contatos. Teresina conta com oito Centros de Rastreamento e Testagem (CRT), que são espaços específicos para a realização de testagem, mediante agendamento, dos contatos de pacientes que receberam o diagnóstico positivo de Covid-19.

Crédito: Reprodução/EPTV

O objetivo dos CRTs é concentrar, em pontos espalhados pela cidade, a testagem de pessoas assintomáticas que moram com pacientes diagnosticados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do teste laboratorial do Lacen realizado nos hospitais. Também estão sendo direcionadas para estes locais as pessoas que contactaram a FMS por meio do serviço Testa Teresina, conforme orientação recebida durante atendimento via whatsapp.

Todos os testes são feitos exclusivamente mediante agendamento prévio, dando prioridade ao local mais próximo onde o paciente foi atendido. “Após o diagnóstico, a FMS entrará em contato por telefone com o paciente testado positivo para marcar de forma organizada o teste rápido de seus contatos domiciliares”, esclarece o diretor de Atenção Básica do órgão, Kledson Batista.

O diretor ressalta, porém, que apenas farão testagem nos CRTs as pessoas que, apesar da convivência, não apresentaram sintomas gripais. “Os contatos sintomáticos serão testados nas UBSs, onde também receberão atendimento médico”, destaca Kledson.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES