O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmou no início da noite deste domingo (29), as duas primeiras mortes pelo novo coronavírus na capital piauiense. A informação foi divulgada por meio de uma rede social. As vítimas são um homem e uma mulher, que eram casados, e ambos com idade acima de 70 anos. O casal estava entre os casos de morte em investigação no Piauí.
As vítimas foram infectados por transmissão comunitária, ou seja, tiveram contato com alguém já com o vírus na cidade. Sem histórico de viagem, mas com contato com sintomático, os dois tinham hipertensão arterial e diabeste mellitus. Um deles também tinha pneumopatia crônica. Os dados foram atualizados na noite deste domingo pela Fundação Municipal de Saúde. Com a morte do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), sobe para três o número de mortes no Estado.
O gestor municipal lamentou profundamente informar os dois primeiros óbitos por Covid-19, em Teresina. "Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza. Às famílias, meu abraço de solidariedade", publicou.
Ainda na publicação o prefeito reforçou a importância do isolamento social e fez um apelo à população. "Aos teresinenses, meu apelo mais forte que nunca: fiquem em casa! Essas duas próximas semanas são decisivas para o enfrentamento da pandemia em Teresina", pontuou.
O boletim divulgado na noite de hoje pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), aponta que Teresina permanece com 14 casos confirmados, 168 suspeitos e 154 descartados, totalizando 341 casos notificados na cidade.
Segundo o secretário de Governo da Prefeitura de Teresina, jornalista Fernando Said, há outros pacientes em estado grave em UTIs da capital. "Isso é muito sério. Precisamos conscientizar as pessoas a ficarem em casa", apela Fernando Said.
Importante lembrar que devem procurar as unidades de saúde, pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
A Prefeitura de Teresina vem adotando um conjunto de medidas para evitar a contaminação em massa pelo novo conoravírus. Um decreto, que permanece em vigor, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais na capital, excluindo apenas aqueles que prestam serviços essenciais de abastecimento de comida e bebida e também os de saúde. Diariamente o prefeito se reúne com gestores públicos e especialistas para avaliar a situação da capital. Alguns locais já foram visitados e que poderão ser alocados como hospitais de campanha, ou seja, para o atendimento dos pacientes vítimas da doença. Além disso, o Hospital do Monte Castelo foi destinado para ser referência para o tratamento.