A terceira semana epidemiológica de 2023 de análise da Covid-19 mostrou uma tendência de queda na positividade dos testes da doença. Os dados são do último boletim do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE- Teresina -que compreende a semana de 15 a 21 de janeiro de 2023 e que confirma a capital do Piauí na faixa verde de transmissão.
Segundo dados do COE Teresina também não houve óbito pela doença, os casos confirmados, os atendimentos por síndrome gripal e as internações mantiveram-se estáveis e em patamar muito baixo. Por isso, Teresina permanece no nível baixo (faixa verde) de transmissão da COVID-19, de acordo com os critérios internacionais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC-EUA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O coordenador médico do COE, Walfrido Salmito, explica que Teresina segue a tendência de queda com números de casos diminuindo, internações estáveis em patamar baixo e sem óbito. As medidas de prevenção de lavar as mãos ou higienizar com álcool devem ser mantidas além de manter a vacinação em dia com todas as doses de acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, reforça Salmito.