Teresina teve uma redução de 30% nos números de mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entre as semanas dos dias 12 a 18 de julho e a dos dias 19 a 25 de julho. A diminuição das mortes foi observada no boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Teresina (FMS), responsável pela divulgação diária dos dados referente à situação da doença na cidade.
Confira o levantamento:
19/07 – 12 óbitos
20/07 – 5 óbitos
21/07 – 13 óbitos
22/07 – 8 óbitos
23/07 – 15 óbitos
24/07 – 6 óbitos
25/07 – 7 óbitos
Os números de atendimentos por síndromes gripais também apresentaram queda. Entre as semanas dos dias 12 a 18 e de 19 a 25, a redução foi de 9%. Já a diminuição de internações por síndrome respiratória aguda grave foi de 21%.
Segundo a 15ª etapa da pesquisa sorológica divulgada na quarta-feira (29), o número de novas infecções também se manteve em queda mesmo 20 dias após o retorno gradual das atividades econômicas. A redução foi de quase 40% na última semana.
A Prefeitura de Teresina segue traçando estratégias para garantir o rastreio de pessoas com Covid-19 e o controle da infecção para garantir uma reabertura segura do comércio. Para isso, estão sendo ampliados os Centros de Rastreamento e Testagem (CRT) para a realização de testagem, mediante agendamento, dos contatos de pessoas que receberam o diagnóstico positivo de Covid-19.
Agora, Teresina conta com sete centros espalhados em todas as zonas da cidade.
Além disso, a rede de atenção básica conta com 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento exclusivo de síndromes gripais. Nesses locais, o paciente com sintomas gripais recebe todos os atendimentos necessários. A equipe de saúde avalia o caso e toma a conduta adequada, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar ou mesmo encaminhamento para hospitais ou UPAS, em casos mais graves.