A Fundação Municipal de Saúde (FMS), informou, nesta sexta-feira (28), que a partir da próxima semana, os testes para a Covid-19 em Teresina serão realizados somente através de agendamento. Além disso, apenas casos com sintomas graves devem ser testados.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que a medida foi tomada devido ao baixo estoque de testes na capital. Em média, cerca de oito mil testes têm sido realizados por semana, o que pode ocasionar na insuficiência de testagem para a população nas próximas semanas.
"Nós recomendamos que todo paciente sintomático ou não mantenha o uso da máscara, lavagem das mãos, uso de álcool e o distanciamento. Se tiver sintomas gripais, redobra esse cuidado, porque não vamos ter a quantidade de testes na rede pública nem na rede privada para fazer em todo mundo. Então, os testes serão destinados aos casos mais graves", afirma o presidente da FMS.
Em relação aos sintomas, Gilberto Albuquerque esclarece que casos como dor de cabeça e corpo mole são considerados leves. Casos como náusea e mal estar são considerados moderados. Já se o paciente apresentar febre alta e tosse, pode se tratar de um caso grave e deve realizar o agendamento de um teste e receber o atendimento médico.
A assessoria da FMS informou que os agendamentos devem ser realizados através de um site que está sendo finalizado para atender à população. O link será divulgado quando pronto, para encaminhar os pacientes até o local de testagem.