A deputada estadual Lucy Soares foi impedida de entrar no Hospital de Campanha Estadual (HCE), na manhã desta sexta-feira, 31, onde faria uma visita de inspeção no hospital montado pelo Governo do Estado no ginásio Verdão, no Centro de Teresina. A parlamentar foi as redes sociais denunciar o caso e prometeu acionar a Justiça e a Assembleia Legislativa.
Sobre a visita da deputada estadual Lucy Soares no Hospital, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), emitiu uma nota esclarecendo que a deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE), onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno.
Leia a nota completa:
Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões.
Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital.
Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão.
Referente à visita, também nesta sexta (31), havia no hospital um evento pré-agendado: a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HCE junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - Coren/PI, na qual a deputada foi convidada a participar.
O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos, por isso a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nesta sexta-feira estavam voltados para o evento.
O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes.
O HCE reitera o seu compromisso no combate à Covid-19 e tem envidado todos os esforços para que o seu papel se cumpra na sociedade piauiense: salvar vidas.