A média de óbitos e números de casos confirmados da Covid-19, nos últimos dias, vêm reforçando a estabilização da doença no município de Timon. Mesmo com a flexibilização das atividades comerciais, os dados apresentam queda no número de casos positivos. Além de toda a rede de atendimento em saúde e suporte emergencial instalados no município, as medidas adotadas pela população, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização contribuem para o caminho em direção a diminuição dos casos da doença.
Timon que já esteve com a Covid-19 no pico, com uma escalada acelerada de contaminação apresenta agora números menores de casos. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do Município o pico da doença aconteceu entre os dias 19 e 26 de julho, onde 192 casos confirmados foram registrados em um só dia, já o gráfico epidemiológico dessa sexta-feira (21), demonstrou 56 casos registrados no dia. Um número consideravelmente mais baixo que a fase de registros/dia, no pico da doença, os números já refletem também na ocupação de leitos de enfermaria e UTI e na diminuição dos óbitos.
Toda semana o comitê composto por diretores das unidades de saúde do município e do estado do Maranhão se reúne com o prefeito Luciano Leitoa para avaliar os dados epidemiológicos e traçar estratégias para garantir o funcionamento efetivo das ações de combate à Covid.
Apesar da tendência das últimas semanas é necessário que haja uma sustentabilidade desse padrão. O município tem mantido as fiscalizações em estabelecimentos que já retornaram as atividades, para averiguar se estão obedecendo aos protocolos de segurança adotados pelos órgãos de vigilância sanitária em saúde.